O edifício dividido por
4 pisos, com cerca de 2496 m2 de área total, possui um mobiliário moderno e funcional, recantos acolhedores, uma vasta área dedicada à infância e juventude, aos adultos e aos utilizadores em geral, em harmonia com as novas tecnologias de informação, transformando a nova Biblioteca Municipal num espaço apelativo e moderno.
A
Biblioteca Municipal Manuel Alegre pretende ser um lugar ideal para o encontro e a descoberta, onde vai oferecer matéria de sonho, encantamento e investigação, excelência e modernidade, numa dinâmica de oferta global de serviços de valor informativo, educativo, cultural e social acrescentado, enquadrando-se na política que a autarquia implementa no concelho.
Assim, o novo edifício dispõe de uma área pensada para os mais novos com a secção infantil, a sala do conto, o espaço infantil, mas também para os jovens com as zonas de leitura juvenil ou a secção audiovisual. A nova biblioteca oferece ainda uma secção destinada aos adultos com a secção multimédia, a secção vídeo-aúdio, a secção de periódicos, (jornais e revistas) as zonas de leitura e a área de auto-formação de adultos. Na Biblioteca Manuel Alegre poderá igualmente encontrar os espaços internet, a sessão multimédia, a sala de trabalhos de grupo, o posto de consulta bibliográfica, a sala polivalente, entre muitas outras zonas funcionais destinadas a todos os utilizadores.
As tecnologias de informação assumem-se neste projecto como um estímulo e como instrumentos essenciais ao serviço da missão e objectivos da Biblioteca Municipal de Águeda. Este projecto teve como principal objectivo assegurar a máxima sustentabilidade dos serviços da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, com a instalação de infra-estrutura de rede e sistemas informáticos, assim como a construção de uma rede de bibliotecas no Concelho, previstas nos projectos camarários. Na sua elaboração, a Autarquia procurou garantir uma total integração no projecto informático global existente na Câmara Municipal, quer ao nível lógico, quer ao nível físico.
Enquanto espaço público, a Biblioteca pretende oferecer serviços que respondam às reais necessidades dos cidadãos que a procuram, desde o direito básico à informação e ao conhecimento, passando pela alfabetização informacional e tecnológica à educação ao longo da vida, constituindo-se, simultaneamente, como um espaço de debate e inquietação cultural, dando um particular ênfase à sua função de espaço propício à inclusão de todos os cidadãos, à sua plena integração social, bem como privilegiar a sua relação institucional com os demais parceiros sociais.
O edifício projectado pelo arquitecto Alcino Soutinho situa-se junto ao Fórum Municipal da Juventude (que funcionará interligado com a Biblioteca). O nome da biblioteca é uma em homenagem ao poeta nascido neste concelho em 1936. O horário de funcionamento é das 10h00 às 19h00.
Fonte: Câmara Municipal de Águeda